Blog
O que marcas podem aprender com movimentos sociais (sem se apropriar deles)
Uma marca ou empresa deve se envolver em todas as iniciativas coletivas, datas comemorativas e movimentos sociais? Não. E isso significa que não deve se envolver em nenhum movimento? Também não. É preciso bom senso, discernimento e adoção da causa para defendê-la....
“É só postar” – mas o que vem antes disso?
Quando você vê um post bem-feito nas redes sociais, com conteúdo bem pautado, layout bonito, frase impactante e visual alinhado com a marca, é fácil pensar que tudo começa (e termina) ali. Mas entrar em uma ferramenta de design como o Canva, uma das mais populares...
Por que estratégias copiadas morrem rápido?
É bem comum isso acontecer: uma marca consegue viralizar um conteúdo e, por conta disso, adota um novo tom de voz, lança séries criativas e busca se firmar nesse cenário. "Se deu certo para o outro, então vai dar certo pra mim" - pensando assim, várias outras marcas...
Ruídos na comunicação: como evitar mal-entendidos
Você diz algo com a melhor das intenções, mas é entendido de forma totalmente diferente - quem nunca? Esse é o ruído na comunicação. A mensagem ou o tom não traduziram a sua intenção de fato. E se isso acontece no meio informal, com a família, entre amigos, no âmbito...
Mau uso do WhatsApp: quando a comunicação vira invasão
O WhatsApp se tornou uma das ferramentas mais presentes na rotina pessoal e de trabalho. Rápido, prático e acessível, facilita desde conversas casuais até decisões profissionais importantes. Mas nem sempre saber usar significa usar bem. Há formas de comunicação que,...
Autenticidade na comunicação: o que realmente conecta
"Engajamento", "branding pessoal", "autoridade digital" são algumas das palavras de ordem atualmente, que tomam conta do ambiente online e facilmente trazem ansiedade e frustração. Preciso engajar, preciso crescer, preciso ser a voz desse tema. E dentre estratégia,...
Em boca fechada…
O poder e a capacidade de nos comunicarmos são incríveis, e o fato de podermos contar com a linguagem – verbal ou não – para isso é o que nos difere dos animais. Mas quando essa comunicação ocorre em momento ou formato errado, os resultados podem ser desastrosos. É...
Checar pra quê? É mais rápido supor (ou mentir)
Sem grandes introduções, vamos direto aos fatos em uma linha do tempo, para mostrar que é mais rápido publicar mentiras e suposições, e que elas dão mais audiência. Por isso, vivemos tempos tão difíceis em relação à credibilidade e autenticidade de informações. Todos...
Das responsabilidades e maturidade que o home office exige
Por Lilian Mallagoli Desde 2013, somos home office aqui na Ventura - ela foi fundada para operar nesse formato. No começo, era só eu, mas com o tempo as atividades se expandiram, e hoje somos em mais de uma dúzia de mulheres que acordam todos os dias sabendo que é...
Podcast: você tá ouvindo?
Muitas ferramentas online cresceram exponencialmente com a pandemia – e o podcast foi a principal delas. Sim, é o rádio, mas customizado: só com suas histórias, com suas notícias, com seus atores, suas séries, os jornalistas ou locutores preferidos. É o conteúdo...
Humanização: rede social não funciona sem pessoas
A Nowall School divide a história do Instagram de forma muito competente em eras: 2011 – Era dos Artistas: valia a foto mais bonita, da comida mais exótica, ou do lugar mais paradisíaco; 2012 – Era dos Influenciadores: a exposição da vida pessoal é o foco e alguns se...
5 tópicos sobre linguagem e tom de voz nas redes sociais
É comum recebermos dúvidas dos clientes sobre a linguagem e o tom de voz nas redes sociais: que estilo usar? O que pode e o que não pode? Como achar o equilíbrio entre o rebuscado e o informal? Eles vão entender o que estou falando? Listamos a seguir cinco tópicos que...
Seque seu texto!
É muito comum pegarmos uma frase de 8, 10, 15 palavras que poderia conter 6 e dar o mesmo recado. Por mais surpreendente que pareça, um dos segredos para escrever bem - escritores de todo o mundo sempre se desafiam com isso - é escrever menos. Veja: “O lançamento do...
Mudança de marca: a coragem de (re)começar
A Ventura Comunica mudou sua identidade visual: prestes a chegar aos seus oito anos de vida, a empresa ganhou novo logo e manual, para que fontes, cores e linhas sejam usadas respeitando o que ficou definido para traduzir a empresa neste momento. Renovar a marca...
Posso usar conteúdos dos outros?
Em março de 2019, redigimos e editamos na Ventura Comunica um texto com a Dra. Juliana Franco, para o blog da Clínica Pediátrica Pueritia, sobre o uso inadvertido de um remédio: Prednisolona não é um xarope para tosse! era o título. O tema, sugerido por ela, era...














