Blog
Em boca fechada…
O poder e a capacidade de nos comunicarmos são incríveis, e o fato de podermos contar com a linguagem – verbal ou não – para isso é o que nos difere dos animais. Mas quando essa comunicação ocorre em momento ou formato errado, os resultados podem ser desastrosos. É...
Checar pra quê? É mais rápido supor (ou mentir)
Sem grandes introduções, vamos direto aos fatos em uma linha do tempo, para mostrar que é mais rápido publicar mentiras e suposições, e que elas dão mais audiência. Por isso, vivemos tempos tão difíceis em relação à credibilidade e autenticidade de informações. Todos...
Das responsabilidades e maturidade que o home office exige
Por Lilian Mallagoli Desde 2013, somos home office aqui na Ventura - ela foi fundada para operar nesse formato. No começo, era só eu, mas com o tempo as atividades se expandiram, e hoje somos em mais de uma dúzia de mulheres que acordam todos os dias sabendo que é...
Podcast: você tá ouvindo?
Muitas ferramentas online cresceram exponencialmente com a pandemia – e o podcast foi a principal delas. Sim, é o rádio, mas customizado: só com suas histórias, com suas notícias, com seus atores, suas séries, os jornalistas ou locutores preferidos. É o conteúdo...
Humanização: rede social não funciona sem pessoas
A Nowall School divide a história do Instagram de forma muito competente em eras: 2011 – Era dos Artistas: valia a foto mais bonita, da comida mais exótica, ou do lugar mais paradisíaco; 2012 – Era dos Influenciadores: a exposição da vida pessoal é o foco e alguns se...
5 tópicos sobre linguagem e tom de voz nas redes sociais
É comum recebermos dúvidas dos clientes sobre a linguagem e o tom de voz nas redes sociais: que estilo usar? O que pode e o que não pode? Como achar o equilíbrio entre o rebuscado e o informal? Eles vão entender o que estou falando? Listamos a seguir cinco tópicos que...
Seque seu texto!
É muito comum pegarmos uma frase de 8, 10, 15 palavras que poderia conter 6 e dar o mesmo recado. Por mais surpreendente que pareça, um dos segredos para escrever bem - escritores de todo o mundo sempre se desafiam com isso - é escrever menos. Veja: “O lançamento do...
Mudança de marca: a coragem de (re)começar
A Ventura Comunica mudou sua identidade visual: prestes a chegar aos seus oito anos de vida, a empresa ganhou novo logo e manual, para que fontes, cores e linhas sejam usadas respeitando o que ficou definido para traduzir a empresa neste momento. Renovar a marca...
Posso usar conteúdos dos outros?
Em março de 2019, redigimos e editamos na Ventura Comunica um texto com a Dra. Juliana Franco, para o blog da Clínica Pediátrica Pueritia, sobre o uso inadvertido de um remédio: Prednisolona não é um xarope para tosse! era o título. O tema, sugerido por ela, era...
Comunicação sem fluxo é atraso e desserviço
Indo direto ao tema, fluxo da comunicação é o caminho que ela percorre. Ponto. Não tem mistério – onde ela começa, por onde deve passar e onde termina, especialmente em ambientes em que muitas pessoas precisam se comunicar. A simplicidade que isso denota não traduz...
Artigos no LinkedIn: pra quê?
Em maio do ano passado, o LinkedIn alcançou 43 milhões de usuários no Brasil, que se tornou o quarto maior país da plataforma – Estados Unidos, China e Índia estão à frente. Foi-se o tempo em que era considerado apenas como um “espaço para publicar seu currículo”. O...
Janeiro Branco: a saúde mental de quem trabalha com comunicação
A campanha Janeiro Branco chama a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. O tema deste ano é “Todo cuidado conta”, e ela talvez não tenha sido tão necessária quanto neste momento de pandemia. Além de questões pessoais e...
Como se comunicar melhor em 2021
Lilian Mallagoli Comunicação não é fácil, nem escrita, nem falada. A chance de mau entendimento é enorme por um único motivo: ela é feita entre pessoas que têm histórias, culturas, crenças e educações e motivações diferentes. Ser claro e se fazer entender pode parecer...
Falta um SAC nas redes sociais!
Em 11 de novembro, o YouTube sofreu uma instabilidade e ficou por cerca de duas horas fora do ar. Pelo Twitter, eles confirmaram a queda: YouTubers que ganham dinheiro com a ferramenta reclamaram, e um post do Felipe Neto dizendo que perdeu mais de R$ 17 mil com essa...
Comunicação interna: por que parece tão difícil?
Parece e pode ser mesmo. Inicialmente, porque a comunicação exige que quem emite a mensagem o faça de forma clara e use o meio apropriado para que quem a receba, consiga interpretá-la da forma mais apropriada. Comunicação como um todo envolve capacidades adquiridas,...