Trabalhar no conforto de casa – o famoso home office – é uma alegria para muitas pessoas; só o fato de não ter que pegar trânsito, ônibus e metrô lotados já é uma satisfação para muitos. Porém, com a pandemia mundial do coronavírus, o home office não é apenas sinônimo de conforto, mas também de segurança. Tem sido a melhor solução para muitas empresas; ao circularem menos e evitarem aglomerações, os funcionários evitam de serem infectados.

Para quem acha que trabalhar em casa é bom porque evita gastos com transporte e alimentação, e ganha mais liberdade, precisa lembrar que o home office também exige muita disciplina. Afinal, a rotina de escritório permanece a mesma – esse não é o momento de colocar as séries em dia, ou de fazer aquela tão detalhada faxina em casa.

Na maioria das vezes, as pessoas que conseguem trabalhar em casa são as que usam apenas o computador, telefone e a internet como ferramentas de trabalho e, para isso, todos eles precisam estar funcionando muito bem. Arrumar um ambiente calmo, longe de coisas que possam tirar o foco, não se ocupar das tarefas domésticas e cumprir os horários também são importantes para o home office.

Além disso, durante o horário de trabalho, o pijama e a pantufa não são sinônimos de profissionalismo; prefira roupas leves, mas que passem credibilidade, pois mesmo em casa pode ser que aconteça uma reunião online ou uma videoconferência.

A Ventura é toda feita de profissionais home office desde sua abertura, em 2013. Mesmo no conforto do lar, os compromissos e as entregas se mantêm, pode haver reuniões por videoconferências e você pode ter que sair a qualquer momento para uma reunião em cliente. O profissionalismo tem que ser levado a sério todos os dias.