Sim, todo dia é dia de alguma coisa ou de alguém. As datas comemorativas preenchem o calendário anual, e podem causar confusão se você acha que deve abordar todas em suas redes sociais. O seu feed vai virar um calendário de parabenizações…

Usar ou não datas comemorativas nas redes? Usar, com inteligência, estratégia e bom senso.

 

1 Use as datas vinculadas a projetos, iniciativas e causas que você defenda

Antes de falarmos de setor, vamos falar de autenticidade: você pode ser uma empresa do ramo da moda, mas extremamente envolvida com uma ONG para crianças carentes. Então, sim, você pode celebrar o Dia das Crianças nas suas redes, e até aproveitar para lembrar seus seguidores de que todo apoio para a sua causa é muito bem-vindo. Aproveite a data para ressaltar seus objetivos, que são verdadeiros e transparentes. Isso talvez, hoje, seja o mais importante de defender nas redes.

 

2 Comemore as datas relacionadas ao seu negócio e profissionais vinculados a ele

É natural que um hospital celebre o Dia do Médico em suas redes, e que escolas façam uma bela homenagem para o Dia do Professor.

 

3 Celebre as datas fortes para a sua história

Então você, que tem uma empresa de TI ou uma loja online de joias e bijuterias, não pode parabenizar médicos e professores pelas datas deles? Pode, claro, desde que seja autêntico – sim, de novo a autenticidade. É muito legal vermos tantos profissionais de áreas variadas reconhecendo a importância que os professores tiveram para suas formações, ou parabenizando médicos e enfermeiros pela atuação corajosa nesta pandemia. Mas não faça por fazer; faça porque acredita nas causas, faça porque os assuntos te envolvam verdadeiramente. Senão, vai soar artificial e banal.

 

4 Conte sua história

Por que você está comemorando o dia do radioamador, da gentileza ou do frete grátis no seu feed (sim, essas datas existem!)? Crie o vínculo, conte sua história: de que forma essa profissão ou acontecimento está ligado à sua empresa? Por que essa data ou profissional é importante para vocês, a ponto de quererem mostrar para todo mundo? De novo, seja único, seja transparente, cite o nome de pessoas causam a sua comemoração nesse dia: isso vai trazer mais credibilidade e engajamento para a sua publicação.

 

5 Não se apoie só em datas comemorativas

Um feed de rede social não pode viver só disso. Pegar o calendário e metralhar planejamento só baseado nelas não funciona. Há muitos outros assuntos para abordar – sua área de atuação, os diferenciais que entrega, seus produtos, serviços, equipe, promoções ao consumidor, premiações, conquistas… Mostre quem é sua empresa de verdade, variando entre temas.

 

6 Selecione as datas e organize-se!

Planejamento é a chave: quanto mais você elaborar, melhor e mais autêntico o seu post vai sair, e ninguém elabora sob pressão. Trabalhe com antecedência e você fará as melhores e mais bonitas homenagens às datas que têm a ver com você, sua empresa e sua rotina.

 

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