Lilian Mallagoli
Comunicação não é fácil, nem escrita, nem falada. A chance de mau entendimento é enorme por um único motivo: ela é feita entre pessoas que têm histórias, culturas, crenças e educações e motivações diferentes.
Ser claro e se fazer entender pode parecer difícil, especialmente na era das mensagens corridas via WhatsApp, em que o corretor nos prega peças e as intenções e entonações não são levadas em conta.
Pode parecer preciosismo, mas a falta de pontuação pode causar muita confusão também. É como aquela velha brincadeira do testamento mal pontuado:
“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho.”
Oi?
5 dicas para acertar na comunicação
1 Planejamento
Sim, estou falando de olhar para o calendário e entender o que você ou sua empresa tem pela frente – que datas comemorativas impulsionam ou se negócio? É o caso de criar campanhas? Qual é o período mais frio, para pensar em alternativas criativas e chamar a atenção das pessoas?
Olhando mês a mês, e depois semana a semana, você consegue prever fatos positivos ou negativos, os períodos mais fáceis de trabalho e os mais desafiadores, e então sentar para resolver cada um. Não existe boa comunicação em planejamento – especialmente em períodos de crise, como foi o ano de 2020.
2 Organização
Parece conversa chata de gente metódica – e, no fundo, é. Olhou para seu calendário, se organize: de que materiais vai precisar para montar sua comunicação? De que recursos? De quais profissionais? Comunicar não é só sobre texto, é sobre foto, vídeo, animação… Você tem os programas que podem te ajudar? Precisa pesquisar sobre eles?
É uma construção. Não tem como dar certo sem esse preparo.
3 Controle das atividades
Eu confio muito no papel, e escrevo tudo para não me perder. Mas isso é subjetivo – tem gente que prefere se organizar por um aplicativo, ou por uma agenda.
Se o trabalho é em grupo, certamente você vai precisar de ferramentas online, calendários e arquivos compartilhados.
O importante é saber quando uma tarefa – um texto de blog, um post de rede social, um vídeo para o YouTube, a publicação de uma revista mensal, uma live – tem que estar pronta e como está o status para cada atividade dela. O sucesso final vai depender dos pormenores do caminho – quem é responsável pelo quê? O que atrasou? Como resolver?
Se você trabalha sozinho, é importante respeitar os próprios prazos que imponha a vocês mesmo. Separei o domingo para escrever meus posts, mas fiquei com preguiça… Começo a semana sem posts, não tem jeito. Disciplina, gente.
4 Domínio das ferramentas
Um vídeo para o YouTube nunca sairá bom se você não souber mexer na câmera. O texto para o blog vai morrer na praia se você não souber usar o WordPress, ou algo similar. O post para Instagram vai ser barrado pela rede se contiver mensagens ou imagens não permitidas por eles.
Estude os meios e aprenda a usá-los – isso vai te fazer economizar um tempo enorme lá na frente.
A dica mais especial de todas
Separei a quinta dica de propósito, porque ela parece tão básica, mas tem sido tão negligenciada nos últimos anos, ou décadas…
Comunicação é sobre pessoas. Esqueça os robôs, as frases de efeito, os textos copiados, as mensagens que não são suas de verdade: fale de pessoa para pessoa. O que você, como consumidor de tanta coisa, gosta de ouvir, de saber, de conhecer? Coloque-se no lugar do seu público.
Seja autêntico: se você não é aquilo, ou não vende aquilo, não invente moda. A transparência te trará clientes e parceiros muito mais condizentes com o que você é, com as coisas das quais é capaz. E a comunicação fluirá muito melhor, você vai ver!